Página Inicial > Notícias > Lucas Fonseca realiza palestra no Campus Açailândia

Lucas Fonseca realiza palestra no Campus Açailândia

O engenheiro falou aos alunos sobre detalhes da primeira missão lunar.
  • Asscom, com colaboração de Brehme Dnapoli.
  • publicado 05/06/2017 11h27
  • última modificação 05/06/2017 11h27

Cerca de 100 alunos dos cursos técnicos do campus participaram da palestra.

“Quem já quis ser um astronauta?”. E foi assim que se iniciou uma jornada espacial no Campus Açailândia por meio da palestra de Lucas Fonseca, diretor executivo da empresa Airvantis e gerente do projeto Garatéa-L, a primeira missão espacial lunar brasileira. A palestra, que aconteceu na última terça-feira (30) no auditório do IFMA Campus Açailândia, reuniu cerca de 100 alunos dos cursos técnicos do campus. Todos curiosos para ouvir as histórias de Lucas Fonseca, que hoje é uma das maiores referências no país que discute esse tema.

O diretor executivo e pesquisador Lucas Fonseca recebeu o convite do Campus Açailândia após participar da 2ª edição do Universo IFMA, na cidade de Imperatriz. “Inicialmente eu propus um hangout com os alunos do Campus Açailândia para que eles conhecessem esse fantástico projeto espacial brasileiro. Acredito que o Lucas se solidarizou quando eu comentei que alguns alunos ficaram tristes por não terem ido assistir a palestra dele em Imperatriz, então ele sugeriu vir pessoalmente ao Campus Açailândia”, contou o professor Brehme Dnapoli.

O palestrante foi recepcionado pelo Diretor do Campus Açailândia, José Werbet Silva (na imagem com camisa rosa), e pelo professor Brehme Dnapoli (na imagem com camisa verde).

Lucas Fonseca explicou que logo aceitou o convite ao perceber que estava tão perto da cidade de Açailândia. “Foi uma escolha mais do que acertada e fiquei extremamente motivado em ver o entusiasmo dos estudantes sobre o tema que levei a eles. Acredito que o IFMA de Açailândia tem grande potencial de formar pessoas que sonhem em seguir os mesmos passos que eu percorri na pesquisa espacial, e isso cria uma importância ainda maior por saber que estamos falando do Estado onde se situa a nossa base de Alcântara”, disse o pesquisador.

O professor Brehme Dnapoli explica que a palestra foi um grande incentivo para os alunos do Campus. “Eu percebi que muitos dos alunos estavam felizes por recepcionar quem eu considero atualmente o ícone da área espacial brasileira. Desde quando eu assumi docência aqui, eu percebi que a área espacial não é bem discutida com a sociedade maranhense e esse momento com o Lucas foi muito importante, pois agora alguns alunos estão interessados no projeto que eu estou iniciando em Açailândia”, contou Brehme, que está idealizando um projeto de educação tecnológica espacial com a construção e o lançamento de pequenas sondas por meio de balões.