Página Inicial > Notícias > Campus Açailândia promove ações de combate às drogas

Campus Açailândia promove ações de combate às drogas

Passeio ciclístico foi realizado no dia 03 de junho em parceria com o Ministério Público Estadual
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 14/06/2017 16h15
  • última modificação 14/06/2017 16h17

Açailândia pedalando na prevenção às drogas. Esse foi o tema do passeio ciclístico promovido no dia 03 de junho em Açailândia (MA) pelo Ministério Público Estadual em parceria com o IFMA. Durante o percurso em todo o centro da cidade e entornos, foi realizada a conscientização de ciclistas e da população em geral quanto ao combate do uso de drogas. Todos os alunos foram sensibilizados a participarem e houve arrecadação de alimentos destinados às comunidades terapêuticas que tratam dependentes químicos na cidade. A atividade integra um conjunto de ações desenvolvidas por uma comissão multiprofissional do Campus Açailândia de combate ao uso de drogas. A equipe é integrada por servidores, alunos e pais de alunos.

Estudantes se engajaram nas ações de combate ao uso de drogas

“A experiência de poder estar participando de uma comissão contra as drogas é maravilhosa, pois muitos de nós acabamos fechando os olhos e fingindo que é um problema que não existe, mas é algo real e sério”, afirma André Ribeiro, estudante do campus. “Participando da comissão fico gratificado pois sei que estou deixando a minha parcela de contribuição para mudar a realidade de alguns colegas, da sociedade e também o futuro dessas pessoas e de seus próximos”, concluiu.

Dentre outras ações, a comissão efetuou a aplicação de questionário individual para conhecer a realidade acerca do uso de drogas entre os estudantes e, em seguida, promoveu palestra sobre co-dependência e a importância do diálogo entre pais e filhos. A palestra foi proferida pela presidente da Associação Comunitária Bom Samaritano Maria Leide Chaves Leão e dirigida aos pais e responsáveis dos alunos do IFMA.

Estudantes atentos às orientações da presidente da Associação Comunitária Bom Samaritano

“É sempre bom ter este tipo de trabalho, pois há pessoas com pouco conhecimento e inocência, que não percebem as atitudes que estão à sua frente com seus filhos”, afirmou Nelcilene Menezes. “Muitos pais deixam-se levar pela cegueira do amor, e relevam coisas que mais tarde trarão grandes traumas, às vezes irreversíveis”, prosseguiu. “Nós pais precisamos acordar e prestar mais atenção para com nossos filhos”, concluiu.

Estudantes respondem a questionário sobre uso de drogas