Página Inicial > Notícias > Clube da Leitura participa do Salão do Livro de Imperatriz

Clube da Leitura participa do Salão do Livro de Imperatriz

Apresentações foram inspiradas em “O sítio do pica-pau amarelo” e no filme “Descendentes”.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/11/2017 13h43
  • última modificação 08/11/2017 13h45

Entre os dias 27 de outubro e 05 de novembro, foi realizado o 15º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), organizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Durante o evento, alunos do Clube da Leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia fizeram duas apresentações artístico-culturais: “Uma releitura do Sítio do pica-pau amarelo – obra de Monteiro Lobato” e “Uma adaptação de Descendentes – um filme original do Disney Channel”.

“É uma experiência incrível fazer parte do Clube da Leitura, onde as experiências com a leitura se tornam mais gostosas. Fazer o papel de Emília foi muito divertido, as crianças realmente me viam como a personagem que veem na televisão (risos). A visita ao SALIMP contribuiu significativamente, os vendedores dos livros eram muito simpáticos, e acabei recebendo um novo nome, todos gritavam ‘Olha a Emília!’, ‘Emília, toda colorida’”, relata a estudante Milena Melo, aluna do curso de Alimentos.

Para a professora Sibelly Leite, o Salimp vem contribuindo para a promoção da leitura e divulgação da cultura regional, além de estimular os alunos a se aventurarem pelo universo da Literatura. “O que pude perceber nas visitas ao Salimp, é que os alunos ficam “encantados” com os livros incentivando ainda mais o gosto pela leitura. Apreciam muito participar dos eventos e sempre estão dispostos doar seu tempo e talentos para fazer apresentações relacionas aos temas literários. É uma experiência enriquecedora tanto para eles como para nós professores”, avalia.

O Clube da Leitura visa a mediação da leitura e a formação de jovens leitores do Ensino Médio Integrado do IFMA Campus Açailândia, a fim de fomentar o hábito de leitura e desmistificar a ideia de que o jovem não gosta de ler. “O Clube desenvolve algumas atividades como: Leitura de livros literários infanto-juvenis e clássicos da literatura, a fim de suscitar debates e discussões sobre as obras; troca de livros entre os participantes; projetos que envolvem a literatura com outras artes como teatro, cinema e música; além da contação de histórias para crianças da comunidade”, afirma a bibliotecária Rafaela Mendonça.

Salimp

Com o tema Juventude e cultura: por que o jovem não gosta de ler?, o 15º Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) é realizado anualmente no Centro de Convenções da cidade. Considerado o maior evento literário do Sul do Maranhão, tem como objetivo estimular a cultura na região, com palestras, oficinas, eventos musicais, exposições, debates e gincanas culturais e impulsionar o mercado literário e habituar jovens e adultos no hábito de ler. Nesta edição, o Salimp teve como Patrono Homenageado Adalberto Franklin (jornalista, pesquisador, historiador e editor).