Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Clube da Leitura participa do Salão do Livro de Imperatriz
Início do conteúdo da página Notícias

Clube da Leitura participa do Salão do Livro de Imperatriz

Apresentações foram inspiradas em “O sítio do pica-pau amarelo” e no filme “Descendentes”.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/11/2017 13h43
  • última modificação 08/11/2017 13h45

Entre os dias 27 de outubro e 05 de novembro, foi realizado o 15º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), organizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Durante o evento, alunos do Clube da Leitura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia fizeram duas apresentações artístico-culturais: “Uma releitura do Sítio do pica-pau amarelo – obra de Monteiro Lobato” e “Uma adaptação de Descendentes – um filme original do Disney Channel”.

“É uma experiência incrível fazer parte do Clube da Leitura, onde as experiências com a leitura se tornam mais gostosas. Fazer o papel de Emília foi muito divertido, as crianças realmente me viam como a personagem que veem na televisão (risos). A visita ao SALIMP contribuiu significativamente, os vendedores dos livros eram muito simpáticos, e acabei recebendo um novo nome, todos gritavam ‘Olha a Emília!’, ‘Emília, toda colorida’”, relata a estudante Milena Melo, aluna do curso de Alimentos.

Para a professora Sibelly Leite, o Salimp vem contribuindo para a promoção da leitura e divulgação da cultura regional, além de estimular os alunos a se aventurarem pelo universo da Literatura. “O que pude perceber nas visitas ao Salimp, é que os alunos ficam “encantados” com os livros incentivando ainda mais o gosto pela leitura. Apreciam muito participar dos eventos e sempre estão dispostos doar seu tempo e talentos para fazer apresentações relacionas aos temas literários. É uma experiência enriquecedora tanto para eles como para nós professores”, avalia.

O Clube da Leitura visa a mediação da leitura e a formação de jovens leitores do Ensino Médio Integrado do IFMA Campus Açailândia, a fim de fomentar o hábito de leitura e desmistificar a ideia de que o jovem não gosta de ler. “O Clube desenvolve algumas atividades como: Leitura de livros literários infanto-juvenis e clássicos da literatura, a fim de suscitar debates e discussões sobre as obras; troca de livros entre os participantes; projetos que envolvem a literatura com outras artes como teatro, cinema e música; além da contação de histórias para crianças da comunidade”, afirma a bibliotecária Rafaela Mendonça.

 

Salimp

Com o tema Juventude e cultura: por que o jovem não gosta de ler?, o 15º Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) é realizado anualmente no Centro de Convenções da cidade. Considerado o maior evento literário do Sul do Maranhão, tem como objetivo estimular a cultura na região, com palestras, oficinas, eventos musicais, exposições, debates e gincanas culturais e impulsionar o mercado literário e habituar jovens e adultos no hábito de ler. Nesta edição, o Salimp teve como Patrono Homenageado Adalberto Franklin (jornalista, pesquisador, historiador e editor).

registrado em:
Fim do conteúdo da página