Página Inicial > Notícias > IFMA promove saúde e cidadania em assentamento rural

IFMA promove saúde e cidadania em assentamento rural

O assentamento de reforma agrária surgiu há 22 anos após a ocupação por 200 famílias
  • publicado 29/11/2018 15h50
  • última modificação 29/11/2018 15h58

“Ultrapassar os muros” da instituição e contribuir com a promoção de saúde e qualidade de vida população de Açailândia. Esse foi o objetivo Ação Afirmativa de Prevenção e Promoção da Saúde, promovida pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no dia 24 desse mês, no Assentamento Rural Califórnia.

O assentamento de reforma agrária surgiu há 22 anos após a ocupação, por 200 famílias, dos 7 mil hectares da fazenda Califórnia, às margens da rodovia Belém-Brasília (BR-010), há 14 km do centro de Açailândia, nos limites com o município de Imperatriz.

“Foi uma ação muito importante para a comunidade que é marginalizada, com atendimentos de saúde e outros serviços, sem necessidade de deslocamento para o centro da cidade”, avaliou Fabiana Gama Teles, moradora do assentamento.

A oferta de serviços de saúde, estéticos, recreação infantil e ações de cidadania aconteceu desde às 7 horas da manhã e se prolongou até à 13 horas, sob condução da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) do IFMA Campus Açailândia, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa do campus AB’SABER.

“Foi muito prazeroso fazer parte desse projeto, ajudar o próximo e ver o sorriso das crianças”, afirmou Fábio Mesquita, professor do campus. “Foi uma experiência exitosa, uma data muito especial; em que o sucesso se deve à dedicação da equipe organizadora e dos parceiros”, comemorou Suzenilde Maciel, diretora de Ensino do campus.

A atividade contou com a colaboração de servidores, terceirizados, estudantes do campus, instrutores de dança, assistentes sociais, advogados, empresas parceiras e profissionais do saúde (fisioterapeuta, nutricionistas, educadores físicos, dentista, médicos, enfermeiros, técnicos em farmácia, esteticistas, técnicos em enfermagem). “A assistência jurídica contribuiu para tirar dúvidas e esclarecer pontos relacionados a direito trabalhista, questões de aposentadoria e auxílio doença”, explicou Ricardo Melo, advogado colaborador.

Participaram e colaboraram, também, com a realização do evento: a equipe do posto de saúde Califórnia, INSS, Secretaria de Assistência Social, Centro de Testagem e aconselhamento de Açailândia, Rotary Clube, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Açailândia, Fantasias Festas, Instituto Veneza, Gardeni Móveis, Ceará Alimentos, Ello Farma, os médicos Victor Fernandes e Stefania Carvalho, os advogados Ricardo Melo e Khalil Lustosa, a fisioterapeuta Angélica Ferreira e a nutricionista Késia  Bezerra

“Espero que muitas ações sociais como essa venham se repetir e beneficiar mais pessoas”, disse Thamires Sousa, estudante do curso técnico em Meio Ambiente. “Este projeto de solidariedade nos mostra o quanto é importante irmos além dos muros da escola e darmos uma parcela de contribuição à sociedade”, concluiu Kalyne Figueiredo, técnico administrativo.

Confira os serviços oferecidos:

•  Saúde: consultas médicas; encaminhamentos para urologistas; solicitações de exames de ultrassonografia de próstata; orientação e avaliação nutricional; saúde bucal; distribuição de kits de higiene bucal; testes de glicose; teste de hepatite A,B,C, HIV e sífilis; aferição da pressão arterial, imunização, aulão de dança; distribuição de preservativos, distribuição de materiais educativos (panfletos); descarte adequado de medicamentos vencidos; palestras educativas sobre doenças cardiovasculares, câncer de mama; dentre outros.
  •
  • Estética: manicure, cabeleireiro (lavagem, corte e escova), massagem e limpeza de pele.
  • Recreação Infantil: apresentações culturais dos grupos GEPA e NEABI do campus, pula-pula, piscina de bolinhas, distribuição de brinquedos, distribuição de lanches, brincadeiras e várias outras atividades para entretenimento das crianças presentes.
  • Outros Serviços: distribuição de lanches para colaboradores e comunidade; assessoria jurídica; orientações do INSS; recadastramento do Bolsa Família; apresentação de trabalhos “Árvore e Saúde” pelos alunos do curso de Florestas 2.