Página Inicial > Notícias > Pesquisa do IFMA é selecionada para feira nacional de ciências

Pesquisa do IFMA é selecionada para feira nacional de ciências

Alunos do Campus Açailândia estudaram o reuso do caroço de açaí como fonte de energia para produzir tijolos.
  • publicado 22/01/2019 16h23
  • última modificação 22/01/2019 16h23

A pesquisa que testou o uso de biomassa do açaí como fonte de energia na produção de tijolos em Imperatriz/MA foi selecionada para participar da 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em março de 2019. O trabalho é fruto do projeto de iniciação científica de três alunos do curso técnico em Florestas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia. Eles experimentaram substituir a lenha, que é tradicionalmente utilizada para queima nos fornos das olarias, pelos caroços de açaí descartados em feiras e mercados da cidade.

Segundo os pesquisadores, o caroço do açaí se mostrou 20% mais eficiente que a lenha devido ao seu poder calorífico mais elevado. A pesquisa demonstrou que, além do ganho em eficiência energética, a substituição também possibilitaria uma fabricação mais sustentável, dando uma destinação útil para o resíduo que costuma ser depositado em aterros ou descartado irregularmente em terrenos baldios. Além disso, a pesquisa experimentou incorporar as cinzas do caroço no próprio tijolo, que apresentou maior resistência nos testes de prensa.

O professor Roberto Peres da Silva, coordenador do projeto, diz que se trata de uma pesquisa pioneira na Região Tocantina. “Temos conhecimento de algumas pesquisas de reutilização deste resíduo de biomassa principalmente no Pará, mas no Maranhão esta é a primeira voltada para substituição da lenha nas olarias”, comenta. Os alunos Daniele Barros, Higor de Amorim e Karollyne Lima apresentaram o trabalho na última edição do Universo IFMA e foram premiados com o 3º lugar de sua categoria.

Sobre a FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de estimular jovens cientistas. O evento tem abrangência nacional e seleciona representantes para participarem da feira internacional Intel ISEF (International Science and Engineering Fair). A Intel, patrocinadora oficial da FEBRACE e da ISEF, pagará uma passagem de ida e volta para os Estados Unidos por projeto selecionado para participar da feira internacional.