Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor são empossados

Membros do Conselho Diretor são empossados

Conselheiros têm mandato de dois anos. Órgão possui representação de todos os segmentos do campus.
  • Maycon Rangel
  • publicado 24/09/2019 14h42
  • última modificação 24/09/2019 14h44

(Da esq. à dir.) Daniel Galvão, Werbet Ferreira, Roberto Brandão, Karla Jannes e Suzenilde Maciel

Na sexta-feira (20), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia realizou a cerimônia de posse do seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pelo diretor geral da unidade, José Werbet Ferreira, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos. A solenidade foi aberta por uma apresentação cultural de estudantes que integram o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte – GEPA, do Campus Açailândia.

O presidente do Condir e diretor geral do Campus Açailândia, José Werbet Ferreira, destacou o papel do colegiado para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição. “O Condir será a instância máxima e terá uma grande responsabilidade: pensarmos, juntos, os rumos para o Campus Açailândia. Juntos, iremos planejar e decidir, a fim de atingirmos nosso principal objetivo, que é fazer educação de qualidade para a população de Açailândia e da região”.

O reitor Roberto Brandão ressaltou a importância da implementação de instrumentos de gestão democrática e a necessidade cada vez maior de compartilhar as decisões num cenário de restrições orçamentárias para a educação pública brasileira. “O Instituto Federal do Maranhão pulsa arte, cultura, esporte, ciência, tecnologia, ensino, pesquisa, extensão e inovação. Esse é o nosso olhar: o da defesa de uma educação pública e de qualidade. O Condir é mais uma instância que vem se somar ao conjunto de instrumentos democráticos necessários para se fazer uma boa gestão”.

A secretária municipal de Educação, Karla Jannes, representou o prefeito de Açailândia, Aluísio Silva, e falou sobre a importância das parcerias entre as diferentes redes de educação. “Estamos aqui para somar com esse diálogo. Comunidade interna e externa dizendo como devemos pensar e planejar um projeto educativo, democrático e que venha a atender os interesses da nossa comunidade”.

O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Açailândia, Daniel Galvão, desejou êxito aos trabalhos que serão desenvolvidos pelo Conselho Diretor. “Que o Instituto continue sendo referência em Açailândia e região. A OAB está à disposição para tornar esse diálogo institucional cada vez mais forte”.

A diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Suzenilde Maciel, reiterou que a instalação do Condir é um marco histórico para a instituição. “Nunca foi tão difícil gerir a educação brasileira como nesse momento. O Condir vem atuar nessa perspectiva: são várias vozes caminhando numa só direção”.

A estudante Luana Sousa de Oliveira, representante do segmento discente, afirmou que os estudantes devem assumir o seu lugar de fala e lutar em defesa da qualidade da educação. “O Brasil vive um momento muito difícil para nós, alunos de instituições públicas. Cabe a nós defender nossos interesses e lutar contra os retrocessos”.

Composição

O Condir do Campus Açailândia será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTE         MEMBRO
Mayara Karla da Anunciação Silva TITULAR
Lúcia Guêzo Almeida da Silva Santos SUPLENTE

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.