Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor são empossados
Início do conteúdo da página Notícias

Membros do Conselho Diretor são empossados

Conselheiros têm mandato de dois anos. Órgão possui representação de todos os segmentos do campus.
  • Maycon Rangel
  • publicado 24/09/2019 14h42
  • última modificação 24/09/2019 14h44

(Da esq. à dir.) Daniel Galvão, Werbet Ferreira, Roberto Brandão, Karla Jannes e Suzenilde Maciel

Na sexta-feira (20), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia realizou a cerimônia de posse do seu Conselho Diretor (Condir). A solenidade foi presidida pelo diretor geral da unidade, José Werbet Ferreira, e contou com a presença do reitor Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus. Seus membros terão mandato de dois anos. A solenidade foi aberta por uma apresentação cultural de estudantes que integram o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte – GEPA, do Campus Açailândia.

O presidente do Condir e diretor geral do Campus Açailândia, José Werbet Ferreira, destacou o papel do colegiado para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição. “O Condir será a instância máxima e terá uma grande responsabilidade: pensarmos, juntos, os rumos para o Campus Açailândia. Juntos, iremos planejar e decidir, a fim de atingirmos nosso principal objetivo, que é fazer educação de qualidade para a população de Açailândia e da região”.

O reitor Roberto Brandão ressaltou a importância da implementação de instrumentos de gestão democrática e a necessidade cada vez maior de compartilhar as decisões num cenário de restrições orçamentárias para a educação pública brasileira. “O Instituto Federal do Maranhão pulsa arte, cultura, esporte, ciência, tecnologia, ensino, pesquisa, extensão e inovação. Esse é o nosso olhar: o da defesa de uma educação pública e de qualidade. O Condir é mais uma instância que vem se somar ao conjunto de instrumentos democráticos necessários para se fazer uma boa gestão”.

A secretária municipal de Educação, Karla Jannes, representou o prefeito de Açailândia, Aluísio Silva, e falou sobre a importância das parcerias entre as diferentes redes de educação. “Estamos aqui para somar com esse diálogo. Comunidade interna e externa dizendo como devemos pensar e planejar um projeto educativo, democrático e que venha a atender os interesses da nossa comunidade”.

O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Açailândia, Daniel Galvão, desejou êxito aos trabalhos que serão desenvolvidos pelo Conselho Diretor. “Que o Instituto continue sendo referência em Açailândia e região. A OAB está à disposição para tornar esse diálogo institucional cada vez mais forte”.

A diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Suzenilde Maciel, reiterou que a instalação do Condir é um marco histórico para a instituição. “Nunca foi tão difícil gerir a educação brasileira como nesse momento. O Condir vem atuar nessa perspectiva: são várias vozes caminhando numa só direção”.

A estudante Luana Sousa de Oliveira, representante do segmento discente, afirmou que os estudantes devem assumir o seu lugar de fala e lutar em defesa da qualidade da educação. “O Brasil vive um momento muito difícil para nós, alunos de instituições públicas. Cabe a nós defender nossos interesses e lutar contra os retrocessos”.

 

Composição                                                                                                                      

O Condir do Campus Açailândia será composto pelos seguintes membros:

 

PRESIDENTE         MEMBRO
José Werbet Ferreira da Silva NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MEMBRO
Suzenilde Costa Maciel NATO
REPRESENTANTE DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMBRO
Lairton José Gomes da Silva NATO
SEGMENTO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO MEMBRO
Rafaela Soares Mendonça TITULAR
Kalyne da Silva Figueredo SUPLENTE
Michel da Silva Reis SUPLENTE
SEGMENTO DOCENTE MEMBRO
Marly Vieira Viana TITULAR
Cássio da Silva Dias TITULAR
Igor Soares Brasil SUPLENTE
Rodrigo Campelo Ferreira SUPLENTE
SEGMENTO DISCENTE MEMBRO
Luana Sousa de Oliveira TITULAR
Matheus do Nascimento Sousa TITULAR
Eglineia dos Santos Pereira SUPLENTE
Helrika Querino da Silva Moraes SUPLENTE
SEGMENTO EGRESSO MEMBRO
Myres Ribeiro de Morais TITULAR
Kethully Gonçalves Carvalho SUPLENTE
SEGMENTO SOCIEDADE CIVIL MEMBRO
Almervanda de Souza Campelo TITULAR
Mário de Jesus Florindo de Melo SUPLENTE
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
Bruno Perez Gimenez TITULAR
Ivanize Mota Compasso SUPLENTE
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
Mayara Karla da Anunciação Silva TITULAR
Lúcia Guêzo Almeida da Silva Santos SUPLENTE

 

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

 

Galeria de fotos

Mais fotos

registrado em:
Fim do conteúdo da página