Página Inicial > Notícias > Campus Açailândia gradua licenciados em Química

Campus Açailândia gradua licenciados em Química

Cerimônia foi realizada no dia 20 de novembro, no Auditório do campus.
  • Maycon Rangel
  • publicado 25/11/2019 12h14
  • última modificação 25/11/2019 12h14

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia realizou no dia 20 de novembro a colação de grau do curso de Licenciatura em Química, na qual foram graduados cinco acadêmicos. A cerimônia foi realizada no Auditório do campus e contou com a presença de amigos e familiares, gestores e servidores do IFMA e a comunidade de Açailândia.

A oradora da turma, Ananda Fernandes de Santana, relembrou os desafios que ela e os colegas precisaram superar para chegar a esse momento e agradeceu os conhecimentos e lições de vida que foram adquiridos ao longo da graduação. “Uma pequena parte do nosso legado começou a ser construída. E eu posso dizer que valeu a pena. Façamos a diferença, a vida nunca deixará de nos exigir sabedoria”.

O formando Jorge Danilo Rodrigues declarou que o diploma de licenciado em Química é uma conquista não só sua, mas de toda a família. “Ver um filho formado é o sonho de todo pai e toda mãe. Desde o início, a gente sabia que não seria fácil. Então, chegar a esse momento é uma grande vitória”, disse Jorge Danilo, que já iniciou uma nova etapa na trajetória acadêmica: o mestrado em Ciência dos Materiais na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Campus Imperatriz.

Educação pública de qualidade

O reitor Roberto Brandão destacou o papel que os Institutos Federais têm na interiorização e expansão da oferta de educação profissional e tecnológica em todo o Brasil. “Hoje, a Rede Federal conta com 661 campi, levando educação de qualidade a todas as regiões. Mesmo com todas as tentativas de impor retrocessos a esse projeto, momentos como esse demonstram o caráter transformador da educação”. O reitor também apontou que os novos licenciados vão ajudar a sanar o déficit de profissionais na área de Ciências da Natureza.

O diretor geral do Campus Açailândia, José Werbet Ferreira, ressaltou que a conquista dos formandos é resultado do trabalho de quem acredita na educação pública e anunciou que, em 2020, o Campus Açailândia vai criar dois novos cursos de graduação: Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Biologia. “Lutem, estudem, se dediquem para ajudar a transformar Açailândia e região. Sejam vetores de uma educação que possa gerar mudança na vida das pessoas”.

O paraninfo da turma, Diego Abreu, enfatizou a importância da democratização do acesso à educação. “O Instituto Federal chegou a Açailândia há aproximadamente dez anos, trazendo educação pública de qualidade e vocês simbolizam essa conquista. Continuem sendo inspiração, agora como profissionais, como professores”.

O coordenador do curso de Licenciatura em Química, Cássio Dias, mencionou também o quão significativo é esse momento na vida dos novos licenciados. “A trajetória de vocês até aqui não foi fácil. Todos vocês são motivo de inspiração e superação e estão mais maduros do que chegaram. Quero parabenizá-los e parabenizar também a nossa instituição.

A mesa diretiva também foi composta pela diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Suzenilde Maciel; e pela patronesse, Clayane dos Santos.