Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus realiza sexta edição do Encontro de Saúde
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza sexta edição do Encontro de Saúde

No local desenvolveram-se diversas atividades, disseminando informações sobre os direitos relacionados à promoção da saúde.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 06/12/2019 13h21
  • última modificação 06/12/2019 13h21

Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde da população, o Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia – por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis – realizou, entre os dias 27 e 29 de novembro, a sexta edição do Encontro de Saúde. Em 2019, discutiram a temática “Saúde: corpo, mente e emoções”.

A abertura do evento contou com a participação da coordenação e comissão, diretores, servidores e discentes do campus, além de profissionais da saúde do município e colaboradores representantes de produtos relacionados à saúde da região, que contribuíram para oferecer várias ações, dentre as quais palestras, oficinas, exposições e prestação de serviços de saúde.

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Arte do campus (GEPA) apresentou a peça teatral com o tema “Banquete de Emoções: uma comédia saudável”. Marcaram presença na abertura, o psicanalista e coach, Cledson Diney Otero Aires, que abordou o tema “DESconectados”; a procuradora federal do IFMA, Ângela Bárbara Rego, falou sobre a “Campanha de Combate e Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente Institucional”; representante do Conselho de Ética do IFMA, Valdir Mariano de Souza, explanou sobre “Processo Administrativo Disciplinar e Relações Interpessoais no Serviço Público”, específico para os servidores.

Em outro momento, o juiz da 2ª vara criminal de Açailândia, Frederico Feitosa de Oliveira, abordou o tema “Violência doméstica e familiar contra a mulher ”, palestra ministrada aos estudantes do turno noturno do campus.

De acordo com a coordenação, anualmente o encontro é realizado abordando um tema diretamente relacionado com questões de saúde, relevantes para a comunidade. Durante o evento, desenvolveram-se diversas atividades para que todos os participantes aprendessem a se cuidar, adquirindo autonomia e disseminando informações sobre os direitos relacionados à promoção da saúde. No local, vários profissionais de saúde do município, empresas e também servidores do campus, ministraram palestras e oficinas, expuseram seus produtos e apresentaram outras atividades relacionadas à área.

“Nesta sexta edição do Encontro de Saúde pode-se perceber a relevância do evento para a comunidade. Os colaboradores e parceiros já nos procuram para contribuir de alguma forma com seus serviços. Em virtude do grande interesse e participação, pretendemos inserir os pais em mais atividades nas atividades dentro do campus, de forma a promover saúde e estreitar a relação entre família e escola”, avaliou Tatiana Leal, coordenadora do evento e da CAE.

“Este ano, como em todos os demais, o encontro é um momento enriquecedor de conhecimentos e novas práticas de saúde e bem-estar para comunidade escolar”, complementou a professora, Marly Viana. Gabriel Lima, servidor administrativo destacou como exemplo a palestra da procuradora da instituição sobre assédio. “Fez alertas extremamente importantes a alunos e servidores”.

As ações começaram desde o início do mês de novembro, com doações de sangue pelos servidores e discentes voluntários no Hemomar de Imperatriz, além da atualização do calendário vacinal e testes de hepatite, HIV e sífilis. Devido à grande quantidade de exposições e oficinas, a comunidade externa também pode participar.

Dentro da programação, trinta alunos fizeram uma visita à Associação Comunitária Bom Samaritano, um centro de recuperação de dependentes químicos. A associação conta com 33 internos que estão passando por tratamento para recuperação do vício. Lá, eles exercem atividades diversas tais como: plantio de hortaliças, marcenaria, construção civil, cozinha, dentre outras. A Associação não possui fins lucrativos e conta com doações para manter seu funcionamento. Os alunos ouviram a palestra com o senhor Adalbi Ferreira Carvalho, membro e voluntário da Associação, sobre prevenção, tratamento e conseqüências quanto ao uso de drogas.

Durante a visita, os discentes ficaram atentos aos depoimentos de internos em recuperação e conheceram sobre o trabalho realizado pela instituição. Dias antes, fizeram campanha de arrecadação de produtos de higiene e limpeza dentro e fora do campus, e conseguiram mais de 500 itens que foram entregues durante a visita à Associação.

“Um grande evento que possibilitou a todo o corpo docente, discentes e servidores salientarem a importância que a saúde tem na construção de um melhor desenvolvimento do ser humano”, pontuou Arabutan Maracaipe da Silva Neto, discente Eletromecânica. “Disponibilizou atividades que integrou e informou os alunos a respeito dos cuidados com a própria saúde”, expressou Sarah Silva, discente do curso de Meio Ambiente.

Adrian Pereira dos Anjos, discente do curso de Florestas, destacou a integração, principalmente nas palestras de abertura. “O que fez do evento um sucesso”. “O que me chamou mais atenção foram as diversas palestras com temas relacionados ao emocional, isso demonstra o cuidado com nossos filhos, sabemos que hoje é gritante o número de adolescentes que sofrem de alguma doença emocional e acredito que esse evento ajuda direta e indiretamente as pessoas que participaram. A organização está de parabéns e já estou ansiosa pelo próximo Encontro”, finalizou Renata Pereira, mãe da discente Sâmia Regina.

Exposições e serviços (Área de Vivência e pátio de entrada do Campus)

  • Doação de sangue (Hemomar) Atualização do calendário vacinal/ Teste de glicose / Teste de hepatite B e C, sífilis e HIV / Aferição da pressão arterial / Distribuição de folders informativos e preservativos para os discentes e servidores do turno noturno / Aplicação de flúor / Apresentação de trabalho cientifico: “Perfil Alimentar dos Estudantes do IFMA campus Açailândia”/ Amostras de Extratos Vegetais (discentes da turma de Alimentos ) / Exposição de EPI’s

Colaboradores

  • Coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento de Açailândia – CTA /MA ;
  • Coordenação de Imunização do Município de Açailândia;
  • Clínica Escola Instituto Veneza;
  • HEMOMAR/ Imperatriz;
  • Comunidade Cristã Batista Nacional;
  • Clínica FEMME ;
  • Centro de Estética Cíntia Fumagalli;
  • Do Terra Brasil;
  • Coiffe Odonto;
  • Dex da Nutri ;
  • SAMU;
  • JK Proteção;
  • Canetas e Presentes – Imperatriz / MA

 

Fim do conteúdo da página