Página Inicial > Notícias > Campus realiza quinto Sarau Poético on-line

Campus realiza quinto Sarau Poético on-line

Evento teve novo formato e dinâmica, com transmissão ao vivo
  • Com informações do IFMA Campus Açailândia
  • publicado 30/06/2020 11h36
  • última modificação 30/06/2020 11h37

“Como eu era antes do Amor”. Esse foi o tema do quinto Sarau Poético realizado pelo IFMA/Açailândia. O evento foi transmitido na noite da última quinta-feira (25), pelo canal do campus no YouTube, em face às exigências de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19.

A programação contou com a participação de alunos, servidores, egressos e comunidade externa, mediante envio de vídeos de apresentações artísticas (canto, dança, declamação de poemas), que foram exibidos ao vivo. Foi um momento de descontração e emotividade, em que todos puderam externar seus sentimentos por meio de linguagens plurais. A transmissão completa do sarau pode ser acessada no link: https://youtu.be/cbr1flAAqp0.

Para o professor de Inglês Marcelo Nodari, “O sarau do IFMA/Campus Açailândia é um evento que, já há cinco anos, movimenta a comunidade estudantil, mostrando como uma instituição, prioritariamente, voltada para o Ensino Técnico, pode revelar grandes talentos”. Ainda conforme o docente, atividades como essa buscam “representar a importância das artes para a formação integral dos alunos para uma sociedade que, cada vez mais, se mostra carente de sensibilidade”.

A acadêmica de Química Amanda Vieira declarou que não esperava a realização do sarau este ano, por consequência da pandemia, mas que se surpreendeu com o formato virtual. “Foi uma experiência muito fascinante, vendo os talentos se expressarem através das diversas poesias, isso é uma forma de reconhecer e promover a arte local. A organização está de parabéns”.

Também estudante do Curso de Química, o acadêmico Alysson Hayllon revelou que foi gratificante participar do sarau, pois lhe permitiu divulgar sua produção poética. “Um evento maravilhoso, em que a instituição cede visibilidade para que as pessoas possam recitar seus poemas favoritos e até os de sua própria autoria. Isso só reforça o poder que a poesia tem de unificar a todos”.

Egresso do Curso de Meio Ambiente, o acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental Gregorio Teófilo afirmou que o sarau foi um esforço para manter o calendário cultural do IFMA/Campus Açailândia, em meio ao surto global do coronavírus. “Foi um evento que trouxe entretenimento, promoveu a interação virtual de alunos, ex-alunos, servidores e comunidade externa e fortaleceu os laços de amor e empatia, em meio a este cenário delicado em que vivemos”, acrescentou.

O sarau poético visa a descoberta de talentos literários, artísticos e a aproximação com a comunidade. “A temática desse ano foi maravilhosa. Abordar sobre um tema, em um momento em que estamos tão sensíveis. Eu me senti honrada em participar e colaborar com esse grandioso evento, e ver todo o envolvimento de nossos alunos e servidores”, disse a professora de Administração Idenilde Assunção.

A professora de Língua Portuguesa Márcia Carvalho, que coordenou o projeto com o professor de Língua Portuguesa Saulo Lopes, comentou o desafio de se realizar o sarau no formato on-line. “Apesar da distância física, conseguimos nos conectar com nossos alunos, ex-alunos, colegas e com a comunidade, compartilhando arte, informação, beleza e muito amor”. Para ela, a experiência, embora nova, foi bastante positiva. “Percebemos a importância do bom trabalho que fazemos em nosso campus e o quanto a comunidade açailandense reconhece e respeita nossa instituição. Estamos muito orgulhosos do resultado”, completou.

Festival de Poesia

Além das atrações artísticas, foi realizado no sarau um concurso de poemas. Ao todo, 13 poemas foram inscritos e avaliados por uma banca composta por professores do campus. As produções foram publicadas na página oficial do Instagram do campus Açailândia (link: https://www.instagram.com/ifma.acailandia/). Os três poemas melhor avaliados foram lidos durante a live do evento, e o resultado final foi anunciado no encerramento da transmissão:

1º Lugar – Austera partida, de Alysson Hayllon Pessoa Silva (Química 3º período);

2º Lugar – Esse seria o nosso fim?, de Yasmim Lorena Nunes Barbosa (Química 5º período);

3º Lugar – Sem título, de Tarciana Silva Lima (Meio Ambiente 3).