Página Inicial > Notícias > Mutirão de vacinação é realizado no IFMA Campus Açailândia

Mutirão de vacinação é realizado no IFMA Campus Açailândia

A ação foi voltada para adolescentes a partir dos 12 anos de idade, além de gestantes, puérperas e lactantes.
  • publicado 14/09/2021 15h57
  • última modificação 14/09/2021 15h59

Mulher aplica vacina no braço de uma estudante vestida com o uniforme do IFMA

A elevação dos índices de imunização é importante para o retorno das aulas presenciais.

Como parte das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, o IFMA Campus Açailândia realizou um mutirão de vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Foram aplicadas 780 doses da vacina Pfizer, que atualmente é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adolescentes. O principal público da vacinação foram pessoas a partir de 12 anos de idade.

A ação ocorreu no último dia 3 de setembro, atendendo não apenas os estudantes do IFMA, mas também a comunidade em geral. Além dos adolescentes, também foram vacinadas gestantes, puérperas e lactantes. Segundo a diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Suzenilde Maciel, a elevação dos índices de imunização é fundamental para o retorno às atividades presenciais. “Essa parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde trará impactos importantes no combate à propagação da Covid-19”, comenta.

Já o secretário de Saúde do município, Linderval de Moura, pontuou que a meta é vacinar 14 mil adolescentes em Açailândia. Até o momento, já foram aplicadas mais de 5.200 doses nesse público-alvo. “O IFMA tem nos ajudado bastante e disponibilizou toda a sua logística tanto física quanto de sistema de informática”, destacou.

Entre os alunos que estiveram presentes, Felipe Pereira, de 15 anos, lembrou a necessidade de cada um fazer sua parte no combate à Covid-19. “É importante se imunizar contra o corona. Prevenir a transmissão da doença já é um grande avanço”, afirmou. A enfermeira do campus, Andressa da Silva, também comemorou a ação e se mostrou otimista. “Ver nossos alunos e comunidade presentes, se imunizando, nos faz crer no futuro e também nos dá mais confiança quanto ao processo de retomada das aulas presenciais”, avalia.

O mutirão integra atividades voltadas para a promoção da saúde que estão sendo realizadas ao longo do mês de setembro na unidade do IFMA. A culminância será na sétima edição do Encontro de Saúde do Campus Açailândia, que ocorre nos próximos dias 29 e 30.