Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor do campus apresenta pesquisa em Portugal
Início do conteúdo da página Notícias

Professor do campus apresenta pesquisa em Portugal

III Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada ocorreu em 25 e 26 de novembro.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 30/11/2021 22h53
  • última modificação 30/11/2021 22h53

O professor de Língua Portuguesa Saulo Lopes, do Instituto Federal do maranhão (IFMA), Campus Açailândia, apresentou, na última sexta-feira (26/11), na modalidade online, o trabalho intitulado “Poética da visibilidades em Lavoura Arcaica (Romance e Filme)”, no III Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Universidade de Aveiro, em Portugal.

A pesquisa investigou o cruzamento possível entre literatura e imagem, mediante a análise comparada do romance Lavoura arcaica (2016), de Raduan Nassar, e a adaptação cinematográfica homônima, realizada por Luiz Fernando Carvalho. No encontro em Portugal, o docente concluiu que “a escrita literária contemporânea vem apossando-se do status imagético, tanto no plano estético, quanto no plano da recepção, o que valida as relações interartísticas e dialéticas entre palavra e imagem”, afirmou.

Segundo o professor, a oportunidade de divulgação de sua pesquisa em âmbito internacional “traz maior visibilidade ao espírito de aperfeiçoamento do corpo docente do campus e abre portas a parceiras com instituições estrangeiras”. Já o diretor geral do campus Açailândia, José Werbet Ferreira, avalia que “dar notoriedade à produção de conhecimentos científicos dos docentes é de suma importância para o fortalecimento de pesquisas e o incentivo à qualificação dos profissionais da casa”, pondera.

Atualmente, o professor Saulo Lopes cursa doutorado em Estudos de Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito CAPES 7).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página