Página Inicial > Notícias > Professor do campus apresenta pesquisa em Portugal

Professor do campus apresenta pesquisa em Portugal

III Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada ocorreu em 25 e 26 de novembro.
  • publicado 30/11/2021 22h53
  • última modificação 30/11/2021 22h53

O professor de Língua Portuguesa Saulo Lopes, do Instituto Federal do maranhão (IFMA), Campus Açailândia, apresentou, na última sexta-feira (26/11), na modalidade online, o trabalho intitulado “Poética da visibilidades em Lavoura Arcaica (Romance e Filme)”, no III Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Universidade de Aveiro, em Portugal.

A pesquisa investigou o cruzamento possível entre literatura e imagem, mediante a análise comparada do romance Lavoura arcaica (2016), de Raduan Nassar, e a adaptação cinematográfica homônima, realizada por Luiz Fernando Carvalho. No encontro em Portugal, o docente concluiu que “a escrita literária contemporânea vem apossando-se do status imagético, tanto no plano estético, quanto no plano da recepção, o que valida as relações interartísticas e dialéticas entre palavra e imagem”, afirmou.

Segundo o professor, a oportunidade de divulgação de sua pesquisa em âmbito internacional “traz maior visibilidade ao espírito de aperfeiçoamento do corpo docente do campus e abre portas a parceiras com instituições estrangeiras”. Já o diretor geral do campus Açailândia, José Werbet Ferreira, avalia que “dar notoriedade à produção de conhecimentos científicos dos docentes é de suma importância para o fortalecimento de pesquisas e o incentivo à qualificação dos profissionais da casa”, pondera.

Atualmente, o professor Saulo Lopes cursa doutorado em Estudos de Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito CAPES 7).