Página Inicial > Notícias - PE > Encontro pedagógico aborda inovação e práticas pedagógicas

Encontro pedagógico aborda inovação e práticas pedagógicas

O evento aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto na sede do Campus Açailândia.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Açailândia
  • publicado 04/08/2022 18h41
  • última modificação 04/08/2022 18h44

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia realizou nos dias 1º e 2 de agosto o XVI Encontro Técnico-Pedagógico com o tema “Inovação e práticas pedagógicas – os múltiplos olhares para aprendizagem na EPT. O evento oportunizou momentos de aprendizagens múltiplas relacionadas ao fazer pedagógico e demais dimensões do trabalho educativo na instituição, no sentido de favorecer a aquisição de novos saberes, a troca de experiências e a ampliação do pensamento crítico reflexivo, bem como o aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico Institucional. A programação foi delineada pensando nas demandas formativas dos servidores e o contexto educacional atual.

Na manhã do primeiro dia (1/8), o professor Celso Vasconcellos ministrou a palestra “Inovação Educacional Crítica”, na qual foram abordadas as temáticas: o esgotamento do Paradigma Instrucionista de Ensino, fundamentos epistemológicos do processo de ensino e aprendizagem, e implementando inovações na sala de aula e na escola.

Já na programação da tarde, os servidores participaram da palestra “Relações Humanas – uma abordagem sobre a gestão de conflitos no IFMA”, apresentada pelo corredor do IFMA Arthur Augusto Berlie Mendes e da oficina “Noções de primeiros socorros”, que foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Açailândia.

No segundo dia (2/8), os servidores participaram da palestra “Diálogos sobre a curricularização da extensão no IFMA, proferida pela pedagoga Christianne de Jesus Rosa, ainda na programação da manhã a chefe do NAPNE, Claudianny Galvão, e a advogada Luisa Karoline Lima, apresentaram a palestra “Educação inclusiva – um olhar para os aspectos legais, o planejamento e as práticas exitosas”.

A palestra teve também a participação dos docentes Raifran Abidimar de Castro, André Gustavo Lima, Regiane Braz da Silva, Larissa Rachel Ribeiro de Abreu, Ednilson da Cruz Rodrigues, os que compartilharam as experiências exitosas vivenciadas com os alunos público da educação especial. O período da tarde foi destinado para as orientações didáticas pedagógicas e para o planejamento docente. O evento finalizou com uma atividade recreativa e de integração.