Página Inicial > Notícias > Campus realiza II Ação Social de Promoção da Saúde e Cidadania

Campus realiza II Ação Social de Promoção da Saúde e Cidadania

Ação ocorreu no dia 03 de dezembro, no bairro Residencial Jardim Aulídia, em Açailândia
  • publicado 13/12/2022 12h39
  • última modificação 10/01/2023 15h11

Com o objetivo de “ultrapassar os muros” do IFMA, levando conhecimentos e informações para a comunidade de Açailândia no que diz respeito à promoção de saúde e qualidade de vida nos seus diferentes fatores que afetam a saúde da população, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia, promoveu a 2ª edição da Ação Social de Promoção da Saúde e Cidadania no dia 03 de dezembro, no bairro Residencial Jardim Aulídia, em Açailândia, das 8h às 13h.

Nesta segunda edição a CAE contou com a colaboração e parceria de servidores do campus, estudantes, terceirizados, órgãos públicos e empresas  do município, que contribuíram com várias atividades no bairro, visto a quantidade de famílias da comunidade sem o mínimo de assistência básica onde residem, principalmente em relação à saúde e educação. Foi possível ofertar várias atividades e serviços para mais de 100 famílias em uma manhã toda de muita alegria e solidariedade.

Durante todo o mês de novembro, foram realizadas, no campus, Campanhas de Doação de Sangue em parceria com a Policlínica de Açailândia e o Hemomar de Imperatriz-MA, para cadastro de doadores voluntários, além da Campanha de Doação de Brinquedos, realizada no próprio campus. Foram arrecadados aproximadamente 300 brinquedos, e doados às crianças do bairro com a presença do Papai Noel, que fez a alegria dos pequenos nessa manhã de muita diversão, brincadeiras, distribuição de pipoca e algodão-doce, com uma programação infantil pensada especialmente para esse momento.

Dentre os serviços oferecidos, estão: consultas médicas; orientação e avaliação nutricional; saúde bucal; distribuição de 200 kits de higiene bucal; testes de glicose; teste de hepatite A, B,C, HIV e Sífilis;  aferição da pressão arterial, imunização, aula de dança com as crianças do bairro; distribuição de preservativos, distribuição de materiais educativos (panfletos); dentre outros; manicure, cabeleireiro (lavagem, corte e escova) e revitalização facial; apresentações culturais, pula pula para as crianças, distribuição de brinquedos pelo Papai Noel, distribuição de lanches, pintura facial, contação de histórias, brincadeiras e várias outras atividades para entretenimento das crianças presentes; além de orientação quanto à violência contra a mulher e atendimento jurídico em todas as áreas.

A aluna Yasmin Vitória Rodrigues Amador, do curso técnico de Eletromecânica comentou que” o ato da ação social do IFMA campus Açailândia foi um dos mais belos que já participei, pois fez com que todos trabalhassem em equipe para ajudar o próximo, uma ação linda, um dos lados positivos do IFMA é que ele não mede esforços para ajudar quem precisa. Ver aquelas crianças felizes me encheu de orgulho, pois nada compra um sorriso de uma criança, ver que todos se esforçaram para ter um momento maravilhoso com as crianças foi incrível. Sempre que eu puder, vou participar das boas ações do IFMA”, disse. “É importante esse atendimento multissocial porque a comunidade aqui do bairro é muito carente e necessita desse tipo de suporte”, disse Camila Raquel Nunes Belfort, colaboradora do evento.

“Acredito que essa ação do IFMA foi de grande importância para os moradores do bairro Jardim Aulidia trazendo benefícios para as crianças e adultos. Pude observar também que os colaboradores, alunos e voluntários realmente abraçaram esta causa em prol de ajudar o próximo”, disse Francisco Antônio Lima Oliveira, morador do bairro. “É um evento de extrema importância para a comunidade porque oferece serviços que, no dia a dia, são de difícil acesso às pessoas”, enfatizou Andressa Gabrielle Carvalho da Silva, servidora técnico administrativo do campus.

A coordenadora da CAE, Tatiana Oliveira dos Santos leal, comentou que “nosso evento, esse ano, superou nossas expectativas, pois tivemos a colaboração de vários órgãos públicos do município, além de empresas colaboradoras, cuja contribuição com materiais e infraestrutura fez a diferença, além de servidores e estudantes monitores que se sentem muito felizes em poder colaborar e principalmente ajudar a comunidade do bairro que necessita muito de todos os serviços, principalmente as crianças que se divertiram bastante no dia, com a surpresa do Papai Noel, brinquedos, lanches e brincadeiras. Foi um dia muito gratificante para toda a comissão organizadora e participantes externos”, afirmou. “A ação social promovida pelo campus Açailândia é uma ação de extensão que leva cidadania para a comunidade externa por meio de prestação de serviços que promovem bem estar, conhecimento, promoção de saúde e entretenimento. Ações como essa fortaleçam a integração entre nossa instituição e a sociedade”, relatou Suzenilde Costa Maciel, diretora de Ensino do Campus Açailândia.

“O projeto de ação social de promoção da saúde e cidadania mobilizou servidores, alunos e colaboradores externos para que fossem ofertados à comunidade do Residencial Jardim Aulídia diversos serviços voltados para o bem-estar e promoção da cidadania. Ações como esta têm o potencial de aproximar o IFMA da comunidade e têm também um caráter educativo, pois estamos ensinando para os nossos educandos a importância de ações solidárias e que é preciso ter uma postura ativa  para intervir na realidade que estamos inseridos”, afirmou Nieysila Simara da Silva castro Borges, técnico administrativo.