Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

publicado 03/07/2015 19h42 | última modificação 06/10/2015 15h12

A biblioteca do campus Açailândia tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento técnico, científico e cultural da comunidade escolar do IFMA. A proposta é promover ações de disseminação da informação, assim como incentivo à leitura; auxiliar na normalização de trabalhos acadêmicos, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); orientar os usuários na consulta à base de dados e ao acervo, dentre outros.

Existem dois tipos de usuários: os usuários reais, que são os alunos regularmente matriculados, professores, colaboradores e servidores do IFMA – Campus Açailândia; e os usuários potenciais, ou seja, a comunidade externa em geral.

Serviços oferecidos pela biblioteca:

  • Normalização segunda as regras da ABNT;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Pesquisas em Bases de Dados (CAPES, E-BRARY, SCIELO);
  • Empréstimo, renovação e reserva;
  • Visitas orientadas;
  • Capacitação para estudos e pesquisas;
  • Informativos bibliográficos;
  • Disseminação seletiva da informação

Fone: + 55 (99) 3538-4118 / Ramal: 210

Email: biblioteca.acailandia@ifma.edu.br


Horários de Funcionamento

De segunda à sexta: das 8h às 21:30.

Aos sábados: das 8h às 16h.


Equipe responsável

Bibliotecária: Rafaela Soares – rafaela.soares@ifma.edu.br


Cadastro de acesso

A inscrição para uso da biblioteca é gratuita e terá validade para o estudante enquanto durar o curso. Para abertura do cadastro, os estudantes devem apresentar a sua identificação por meio de documento com foto ou matrícula. Nos casos de desligamento do IFMA (conclusão de curso, trancamento e/ou cancelamento de matrícula), os alunos devem solicitar o NADA CONSTA para apresentação na Diretoria de Registros e Controle Acadêmico – DRCA/Secretaria Escolar.


Normas de uso da biblioteca

Empréstimo:

  • O empréstimo é de caráter individual e o material fica sob inteira responsabilidade do usuário;
  • O empréstimo de publicações pertencentes ao acervo da Biblioteca será dividido em duas categorias:

a)      Domiciliar: o material pode ser emprestado;

b)      Especial: o material é identificado por um “E” no dorso (lateral do livro), deverá ser devolvido no mesmo dia até o horário de fechamento da Biblioteca.

Tabela - empréstimo

Renovação:

Os materiais podem ser renovados desde que não haja nenhuma reserva.

Reserva:

As reservas poderão ser feitas na biblioteca. As obras ficarão à disposição para retirada do usuário até 24 horas, após este prazo, o material será devolvido ao acervo. E, caso haja outra reserva, passará para o próximo usuário. O usuário é responsável pelo controle da sua própria reserva, não sendo permitida a reserva pelo usuário que já esteja de posse do mesmo material por meio de empréstimo.

Penalidades:

  • Para cada dia de atraso (útil ou não) será dada a suspensão pelo dobro de dias atrasados, e por cada obra emprestada. Para os usuários suspensos, os novos empréstimos ou renovações só serão possíveis após o cumprimento dos prazos;
  • Em caso de perda, furto ou sérios danos à obra, o usuário deverá repor, em até 30 dias, a publicação por um exemplar idêntico ou edição mais recente do item perdido (título, autor, editora, edição).

Acervo

A biblioteca do campus Açailândia possui 6.947 exemplares cadastrados. Nesses materiais estão incluídos: livros, monografias, referência, teses, Dissertações, DVDs, e CDs.

Fim do conteúdo da página