Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 04/05/2015 17h52 | última modificação 15/07/2015 14h15
Açailândia_Fachada

Fachada do campus Açailândia

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Açailândia se instalou no município em 2008, retomando um antigo projeto de construção de um centro de educação profissional. Sob gestão do Governo Federal e do Governo do Estado do Maranhão, por meio do convênio do PROEP (Programa de Expansão da Educação Profissional), a autorização de funcionamento do campus Açailândia foi emitida em janeiro de 2008, iniciando  o processo de instalação da unidade no município.

Inicialmente, a oferta de cursos profissionais levou em consideração a dinâmica econômica da região e seus arranjos produtivos locais. Identificou-se, nesse momento, que deveriam ser ofertados cinco cursos técnicos integrados ao ensino médio. Foram eles: técnico em alimentos, técnico em automação industrial, técnico em eletromecânica, técnico em florestas e técnico em alimentação escolar. Com a ampliação da estrutura física, o crescimento do quadro de servidores e da demanda externa para formação técnico-profissional, houve um aumento da oferta anual de vagas, estabelecendo uma média de duzentas vagas por ano para a educação profissional. Houve, também, a implantação de cursos superiores com ênfase na formação de professores nas áreas de ciências da natureza.

Nos últimos dois anos, com a forte expansão do IFMA e as demandas sociais do país, programas como Mulheres Mil e PRONATEC surgiram como alternativa para a formação inicial e continuada de trabalhadores no interior do Brasil. Os programas surgiram como forma de modificar a realidade social e os indicadores educacionais e sociais do município de Açailândia. Neste contexto, o campus vem reafirmar a sua condição de agente de transformação social por meio de educação profissional de qualidade.

Fim do conteúdo da página